Lenda do Blues de Chicago, Tail Dragger no X BB Blues Fest.

Tail Dragger é uma lenda do Blues de Chicago. Um dos símbolos vivos do verdeiro Chicago Blues, e que ainda leva esse espírito original a cada concerto que dá nos vários cantos do mundo.

Considerado o sucessor de Howlin’ Wolf pelo seu timbre de voz e maneira de cantar, não deixa ninguém indiferente a cada actuação: cumplicidade, interação com o público, tudo isto com um sentimento real e profundo a todo o momento.

Tail nasceu com o nome de James Yancy Jones, em Setembro de 1940 no Arkansas. Era fan de Howlin’ Wolf e durante 20 anos segui-o por todo o lado. Foi o próprio Wolf que o batizou como Tail Dragger, fazendo referência a uma das suas canções. A partir desse momento, tornaram-se discípulo e mestre. Tail começou a atuar nos concertos de Wolf. Mais tarde, Tail começou a apresentar espetáculo próprio nos clubes de West and South Side de Chicago, conquistando o seu lugar com mérito.

Como ele próprio diz o Lowdown Blues é o estilo que mais gosta “é o que sinto, canto cada vez que sinto e sinto cada vez que canto, entro numa espécie de transe e esqueço tudo o resto”. Com a sua banda de suporte europeia: José Luís Pardo na Guitarra, Tota Blues na harmónica, David Salvador no baixo e Pascual Monge na bateria, é a promessa segura de celebrar as raízes do Blues.